Soluções de aquecimento radiante

Exemplo de aplicação com cabos de aquecimento

Dá-se um exemplo de instalação de cabos de aquecimento numa solução de aquecimento por pavimento radiante, com indicação de alguns pormenores de instalação para uma correta instalação. 

Exemplo de aplicação com cabos de aquecimento

Convém começar por referir que é muito importante planear uma adequada solução de isolamento térmico de pavimento. Aconselha-se a utilização de pelo menos 3cm de placas de isolamento em XPS, isto quando existem alturas disponíveis. Caso contrário dever-se-á ponderar uma solução de aquecimento direto como o exemplo dado AQUI.

Isolamento térmico

Isolamento térmico 

Em obra nova deve evitar planear soluções com “mantas termoreflectoras”, “bolha de ar”, etc., no fundo soluções que contemplarão até 1cm de “isolamento térmico de pavimento”, que são soluções do ponto de vista térmico pouco eficientes.

Planeamento e limpeza

Planeamento e limpeza 

Limpe o local de qualquer desperdício ou materiais que possam danificar o cabo de aquecimento ou cause bloqueios térmicos.
Planeie a instalação.

Início instalação

Início instalação 

A união cabo quente/ cabo frio deve ficar sempre embebido na betonilha que vai cobrir os cabos de aquecimento. Utilize pedaços de fita de alumínio para garantir o posicionamento do cabo de aquecimento.

Sonda de pavimento

Sonda de pavimento

Deverá encaixar a sonda de pavimento no isolamento térmico de forma que não venha a interferir com a betonilha final a aplicar. Tapar a ponta do tubo da sonda de pavimento.

Espaçamento

Espaçamento 

Para calcular o espaçamento do cabo de aquecimento divida a área onde efetivamente vai instalar o cabo de aquecimento (depois de deduzidas as zonas de peças/móveis fixos e assentes no pavimento e o afastamento (i.e.20cm) às peças e paredes). No nosso exemplo teremos 20,35m2 de área de instalação e um cabo de aquecimento com 121,3m. Teremos assim um espaçamento de aproximadamente 16cm.

Desenrolar cabo aquecimento

Desenrolar cabo aquecimento 

Desenrole o cabo de aquecimento garantindo que não existem torções e espalhe-o ao longo do circuito que pretende realizar.

Fixação

Fixação 

Realize a fixação com pedaços de fita de alumínio. Evite utilizar qualquer fixação metálica. Existem para o efeito também réguas em plástico. Utilize o espaçamento entre cabos de aquecimento respeitando o cálculo realizado anteriormente.

Registo de instalação

Registo de instalação 

Deverá guardar um registo de como está distribuído o cabo de aquecimento com indicação clara do início da instalação e do fim do cabo de aquecimento.

Registo de instalação

Registo de instalação 

Este registo será necessário para efeitos de garantia, se esta vier a ser ativada.

Verificação final

Verificação final 

Antes de tapar os cabos de aquecimento estes devem ser verificados realizando a medição da resistência óhmica (ohms) que poderá ter uma variação de -5%/+10% relativamente ao valor fornecido pelo fabricante. Deverá ainda medir a resistência de isolamento com 500V, devendo ter um valor superior a 0,5MOhms. Deverá manter estes registos para efeitos de garantia se esta vier a ser ativada.

Finalização

Finalização

Deverá realizar as mesmas medições depois de tapados os cabos de forma a garantir que não foram provocadas avarias durante a aplicação da betonilha/cola.

Ideias para a habitação