Soluções de aquecimento radiante

Tipos de soluções aquecimento pavimento radiante elétrico

O aquecimento por pavimento radiante elétrico é uma das soluções mais flexíveis de aquecimento existentes no mercado, pela forma como se pode adaptar às mais diversas exigências.

Tipos de soluções aquecimento pavimento radiante elétrico

Como o próprio nome indica o aquecimento por pavimento radiante elétrico utiliza o pavimento com elemento emissor (energia radiante) para aquecimento do local onde é instalado.

Vamos abordar a situação específica em que a instalação contempla uma solução de isolamento térmico para posterior aplicação de uma betonilha com pelo menos 3cm de espessura. Iremos fazer uma comparação com outras soluções de "isolamento" tipicamente utilizadas (de forma errada na nossa opinião).

Aquecimento radiante

Obra nova ou remodelação?

Esta questão prende-se principalmente porque numa obra nova à priori existirá disponibilidade nas cotas do pavimento para incorporar uma solução de isolamento térmico de pavimento por exemplo em XPS com 3cm. Sendo uma obra de remodelação quase de certeza que o cliente pensará em "arrancar algo existente" e colocar novo por cima, sem querer mexer em mais nada!

Obra nova ou remodelação?

Solução com ≥3cm de isolamento térmico pavimento

É a solução tipicamente utilizada em novas construções mas nada impede (existindo disponibilidade nas cotas do pavimento) que seja utilizada em situações de remodelações. Este tipo de solução tanto pode ser configurada com cabos de aquecimento ou esteiras de aquecimento.

De forma a tornar a solução eficiente é importante prever uma solução de isolamento térmico de pavimento com pelo menos 3cm de espessura. Poderá ser um XPS, cortiça, etc., desde que seja uma solução adequada para pavimentos.

É uma solução com alguma inércia térmica associada à espessura da betonilha utilizada que tipicamente não precisará de ter mais do que 3-4cm de espessura.

Piso radiante
Tipos de aquecimento
Tipos de aquecimento

Solução imediatamente por baixo de pavimento cerâmico/pedra

É a solução principalmente utilizada em cenário de remodelações, ondem existem poucas alturas disponíveis no pavimento. A esteira de aquecimento (5mm) será incorporada no adesivo utilizado para colocação do revestimento cerâmico.

Também aqui é importante prever uma solução de isolamento térmico mas atendendo às espessuras tipicamente existentes em remodelações terá que ser de menor espessura, como por exemplo em placas de XPS revestidas com 6mm de espessura.

Além de uma utilização em remodelações é a solução ideal em locais onde se pretende mais rapidez de aquecimento como sejam locais de férias, quartos de hotel, etc.

Aquecimento direto
Aquecimento direto
Aquecimento direto

Solução imediatamente por baixo pavimento flutuante locais não húmidos

A película de aquecimento ocupa apenas 1mm e é de instalação imediatamente por baixo do pavimento flutuante.
A película de aquecimento não pode ser utilizada em locais não húmidos.

É a solução ideal para quem retira uma alcatifa ou muda um pavimento flutuante, incorporando de forma totalmente invisível uma solução de aquecimento confortável. Obviamente que em qualquer remodelação onde se pretende aplicar um pavimento flutuante a película de aquecimento é uma ótima solução e de fácil instalação.

Aquecimento película aquecimento
Aquecimento película aquecimento
Aquecimento película aquecimento

Solução imediatamente por baixo pavimento flutuante em locais húmidos

A esteira AL ocupando apenas 1,6mm é a solução ideal para as situações onde existem poucas alturas disponíveis no pavimento e onde se pretende aplicar um pavimento flutuante.

A esteira de aquecimento AL destina-se a ser utilizada diretamente por baixo de um pavimento flutuante em locais húmidos.

Aquecimento película AL
Aquecimento película AL
Aquecimento película AL
Ideias para a habitação