É possível constatar que optando por menos isolamento térmico perdem-se mais 55W no exemplo dado que serão "pagos" pelo utilizador e não são convertidos em conforto.
Vamos abordar a situação específica em que a instalação contempla uma solução de isolamento térmico para posterior aplicação de uma betonilha com pelo menos 3cm de espessura. Iremos fazer uma comparação com outras soluções de "isolamento" tipicamente utilizadas (de forma errada na nossa opinião).
Para uma boa performance aconselha-se a utilização de uma solução de isolamento térmico de pavimento com uma resistência térmica de pelo menos 1 m2K/W. No caso de o local estar localizado por cima de um local não aquecido (exterior, fundações, outro) a resistência térmica deverá ir até aos 2 m2K/W.
Quando não existem alturas disponíveis normalmente passa por reduzir a espessura de isolamento e facilmente encontramos aplicações de piso radiante elétrico onde se utilizam "telas termorefletoras", "bolha de ar", ou qualquer outra solução, que tipicamente não terá mais do que 1cm de espessura o que, no ponto de vista de obra é muito simpático mas, mais tarde, quando o sistema de aquecimento for ligado, vão chegar as consequências desagradáveis (custos)! Quando é esse o caso aconselha-se ponderar uma solução de aquecimento direto (imediatamente por baixo do revestimento final). Exemplo AQUI.