Aquecimento elétrico na proteção das vinhas contra geadas
Os sistemas de aquecimento Ceilhit proporcionam também uma aplicação interessante dentro do setor vitivinícola, ajudando a proteger as culturas contra condições climáticas adversas.
Condições climatéricas
Com as mudanças climáticas, as vinhas brotam cada vez mais cedo na temporada, quando o risco de geada ainda é muito importante em certas áreas. A geada pode causar danos significativos a brotos recém-brotados ou caules jovens (com alto teor de água). Este problema, causado pelas temperaturas negativas, induz perdas consideráveis nas quantidades de uvas produzidas. O cabo de aquecimento CEILHIT permite proteger as vinhas destes riscos climáticos e assim, preservar o rendimento da vinha.
Desenvolvido em conjunto com um enólogo, este sistema patenteado já foi instalado em mais de 10 hectares em diferentes áreas vinícolas da França. O cabo de aquecimento, fixo nos suportes da videira aquecerá os caules jovens, origem dos ramos frutíferos. O fio aquecerá por contato com as gemas no fio condutor e por radiação as gemas presentes na formação.
Solução personalizada
A vasta gama de cabos de aquecimento permite-nos oferecer uma solução personalizada e configurada para cada configuração de vinha (número de fileiras e comprimento de linhas). O cabo de aquecimento espacialmente projetado para esta aplicação tem grande resistência mecânica, resistência aos raios UV e produtos fitossanitários.
Este sistema oferece uma alternativa ecológica e econômica aos sistemas atualmente utilizados:
- Sistema de velas/braseiros distribuídos no vinhedo que queimam combustíveis fósseis: alto custo, necessidade de muita mão de obra para iniciá-lo e muito poluente.
- Sistemas de aspersão: muito difíceis de arrancar na maioria dos casos devido à escassez de água perto das vinhas.
- Correntes de ar forçadas, por torres de ventilador (ou mesmo para algumas vinícolas de renome, sobrevoo de helicóptero): custos muito altos e não eficazes em temperaturas muito baixas.