Aplicar pelo menos 3cm de isolamento térmico de pavimento de forma a tornar a solução mais eficiente, reduzir as perdas e aumentar a performance.
Limpe o local de qualquer desperdício ou materiais que possam danificar o cabo de aquecimento ou cause bloqueios térmicos. Planeie a instalação.
Para calcular o espaçamento do cabo de aquecimento dividir a área onde efetivamente se vai instalar o cabo de aquecimento - depois de deduzidas as zonas de peças/móveis fixos e assentes no pavimento e o afastamento (ex.20cm) às peças e paredes - pelo comprimento do cabo de aquecimento.
Desenrole o cabo de aquecimento garantindo que não existem torções e espalhe-o ao longo do circuito planeado que pretende realizar para posterior fixação com o espaçamento calculado.
Realize a fixação com pedaços de fita de alumínio. Existem para o efeito também réguas em plástico ou metálicas. Utilize o espaçamento entre cabos de aquecimento respeitando o cálculo realizado anteriormente.
Deverá guardar um registo de como está distribuído o cabo de aquecimento com indicação clara do início da instalação e do fim do cabo de aquecimento.
Este registo será necessário para efeitos de garantia, se esta vier a ser ativada.
Teste o cabo de aquecimento medindo a resistência óhmica (Ω) que deve estar dentro dos valores do fabricante. Meça ainda a resistência de isolamento a 500V, devendo obter valores superiores a 0,5MΩ.
Deverá realizar as mesmas medições depois de tapados os cabos de forma a garantir que não foram provocadas avarias durante a aplicação da betonilha/cola.