O isolamento térmico de pavimento numa solução de aquecimento no pavimento assume especial importância porque além de diminuir as perdas térmicas pelo pavimento e diminuir os importantes custos de exploração, como também, contribuirá para melhorar a performance do sistema de aquecimento no pavimento.
Primeiro do que tudo surge a questão: trata-se de uma obra nova ou uma remodelação?
Normalmente numa obra nova é possível colocar 3-4cm de isolamento térmico de pavimento enquanto numa remodelação a disponibilidade já é menor.
Em obra nova existe à priori mais disponibilidade para o planeamento de uma adequada solução de isolamento térmico de pavimento numa circunstância de aquecimento no pavimento. Depois de realizadas todas as especialidade (i.e. eletricidade, canalizações, aspiração, etc.) deve ser realizada uma betonilha de regularização sobre a qual serão aplicadas as placas de isolamento térmico de pavimento com pelos menos 3cm de espessura (é um exemplo) para posteriormente instalação do elemento de aquecimento (cabos ou esteiras de aquecimento).
»» Considerando uma condutibilidade térmica λ=0,038 W/(m.°C)e uma espessura de 3cm consegue-se obter uma resistência térmica RT=0,79(m2.°C/W).
»» Considerando uma condutibilidade térmica λ=0,040 W/(m.°C)e uma espessura de 3cm consegue-se obter uma resistência térmica RT=0,75(m2.°C/W).
»» Considerando uma condutibilidade térmica λ=0,039 W/(m.°C)e uma espessura de 3cm consegue-se obter uma resistência térmica RT=0,56(m2.°C/W).
Em algumas situações devido a não existirem alturas disponíveis os 3cm de isolamento (exemplo) são substituídos por películas/telas, algumas delas revestidas com alumínio ou simplesmente metalizadas. Com espessuras tipicamente de 5mm, não são de todo a melhor abordagem relativamente ao isolamento térmico de pavimento quando falamos em instalações de aquecimento no pavimento.
Para termos uma ideia, este tipo de soluções têm uma resistência térmica que rondará RT=0,13(m2.°C/W. Sendo um valor bastante mais baixo do que nos exemplos anteriores mais que não pela simples comparação dos valores (valor maior = melhor comportamento térmico)mas, para uma ideia mais real, para 1W/m2 para um DeltaT de 20°C perdido pelo pavimento numa solução com 3cm de XPS, uma solução com películas/telas com 5mm perderá 6,3W/m2 para o mesmo DeltaT de 20°C. Com alguma facilidade se compreendem as consequências do ponto de vista de custos de exploração além da menor performance quando o isolamento térmico é deficiente.
No caso das remodelações enquadram-se aquelas situações onde existem constrangimentos nas alturas disponíveis. Ora porque se retirou uma alcatifa e se quer aplicar um pavimento flutuante e aproveitar e instalar aquecimento no pavimento, seja num pavimento cerâmico que está se está a recuperar e pouco mais existe do que a altura disponível pelo arrancar do cerâmico velho e da cola. Este tipo de soluções denominam-se soluções de aquecimento direto e tendo menor inércia térmica proporcionam maior rapidez de aquecimento sendo assim também ideais para casas de férias, casas de banho em hotéis, no fundo, onde se pretende alguma rapidez de aquecimento.
»» Esta solução ocupa entre 11mm e 15mm.
»» Esta solução ocupa no global 13mm.
Quando se arranca uma alcatifa e se pretende instalar um pavimento flutuante ou mesmo quando simplesmente se substitui o pavimento flutuante, a solução com película de aquecimento de instalação imediatamente por baixo do pavimento flutuante é a solução adequada.
»» Condutibilidade λ=0,0298 W/(m.°C).
»» ΔLw=17dB (EN ISO 140-8 / EN ISSO 717-2)
Neste exemplo também com alguns mm de espessura estamos a referi-nos a locais húmidos - casas de banho, cozinhas, lavandarias, etc. Aqui a esteira de aquecimento AL é a solução ideal já que tendo apenas 1,7mm, conjugada com o isolamento térmico de pavimento (6mm) ocupará apenas 7,7mm.
»» Condutibilidade λ=0,0298 W/(m.°C.
»» ΔLw=17dB (EN ISO 140-8 / EN ISSO 717-2)